A APOGESD vem informar os seus associados e todos os que se interessam pelo Desporto e Atividade Física, que se encontra em Consulta Pública o documento estruturante para o desenvolvimento sustentado de Portugal na próxima década “Recuperar Portugal Construindo o Futuro” em https://www.consultalex.gov.pt/Areas_Tematicas_Pesquisa.aspx?AreaID=2 


 
Este documento de 147 páginas, contém "UMA" referência a "Desporto" (incluída na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025/ pág. 51 alínea I), e "ZERO" referências a "Atividade Física". Na opinião da APOGESD não se recupera nunca um País, quer no seu sentido de território, quer nas suas componentes sociais, econômicas, educativas ou de saúde pública, entre outras, tornando-o sustentável ambientalmente e com qualidade de vida para as populações, sem uma aposta absolutamente clara e básica, no Desporto e na Atividade Física. 
 
Todos os países com índices de desenvolvimento de referência reconhecem os benefícios imprescindíveis da Atividade Física e do Desporto e desenham e aplicam estratégias de política desportiva, no sentido da qualidade de vida, bem-estar e felicidade dos seus cidadãos! A título de exemplo, e assinalado por uma questão de proximidade geográfica, olhemos para o “Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência” proposto pelo Estado espanhol, onde o desporto não apenas é mencionado como o reconhecimento do seu papel o coloca como uma das 10 alavancas do plano de recuperação vizinho (https://www.lamoncloa.gob.es/presidente/actividades/Documents/2020/07102020_PlanRecuperacion.pdf).
 
Não é demais referir também que o papel do desporto na recuperação social e económica é sublinhado pela Organização das Nações Unidas (https://www.un.org/development/desa/dpad/wp-content/uploads/sites/45/publication/PB_73.pdf) e que, recentemente, a consideração da sua relevância por parte dos governos dos Estados-membros foi alvo também de uma moção para resolução por parte do Parlamento Europeu (https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/B-9-2021-0115_EN.pdf).
 
Acresce também o facto de a própria Organização Mundial de Saúde apontar a prática da atividade física como um dos principais comportamentos salutogénicos (não apenas durante a pandemia, onde tal se revelou por demais evidente) como também enquanto eixo essencial de saúde pública, tal como claramente exposto nas recentemente atualizadas "Recomendações da OMS para a atividade física" e tal como já estava indicado no Plano de Ação Global para a Promoção da Atividade Física 2018-2030, onde se reconhece também o seu impacto económico e cuja sessão de apresentação foi, curiosamente, foi realizada em Portugal com a presença do Sr. Primeiro Ministro, Dr. António Costa.
 
Neste sentido, não se entende o obscuracionismo em que é colocado o setor do desporto, o seu papel social e os seus diferentes eixos de intervenção (do turismo aos eventos, da saúde ao lazer, da indústria à educação, do território às igualdades), inclusivamente ao arrepio daquilo que é o seu reconhecimento enquanto agente de cultura e do papel do Estado na sua promoção que é consagrado na própria Constituição da República Portuguesa (art. 79º). 
 
A APOGESD emitirá o seu parecer sobre esta grave ausência de referências ao Desporto e Atividade Física no PRR, procurando influenciar de forma positiva e construtiva o documento final, para que a importância social do Desporto em todas as suas dimensões seja consagrada no mesmo.
 
Convidamos desde já, todos os associados que o desejem, para nos enviarem as suas propostas e contribuições até dia 26 de fevereiro para  - apogesd@apogesd.pt.

A Direção da APOGESD