IPDJ vence prémio internacional com Plano Nacional de Ética no Desporto
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) venceu o Peace and Sport Award 2021, na categoria “Instituição do Ano”, com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). O anúncio foi feito esta terça-feira numa cerimónia que decorreu no Mónaco.
Na lista de finalistas estavam a União Ciclista Internacional (UCI), com a campanha digital #Wethe15, e o Comité Paralímpico Internacional com a evacuação de refugiados afegãos.
O Peace and Sport Awards reconhece indivíduos e organizações que contribuem de forma notável para a paz, o diálogo e a mudança social no mundo através do desporto.
O PNED engloba um conjunto de iniciativas que visam disseminar e promover os valores positivos do desporto, nomeadamente o respeito, a honestidade, a tolerância e a solidariedade. Baseia-se em cinco pilares estratégicos: educação, eventos; publicações e investigação; concurso e campanhas. No total foram implementadas 2 500 sessões de sensibilização, outorgadas 461 certificações de práticas éticas, mais de 2 000 entidades inscreveram-se na plataforma PNED e 58 entidades aderiram ao Cartão Branco. No total, 350 000 crianças de todo o país beneficiaram diretamente de ações do PNED.