No dia 20 de março de 2019, em Guimarães (Portugal), a APOGESD recebeu a 1ª reunião transnacional do Projeto ERASMUS+ ACTIVE U – Sport and Social Inclusion com a presença de todos os parceiros do consórcio – CNAPEF (Portuga) coordenadora deste projeto, S.S.D. ar. eu. L’Orma (Itália), Wyzsza Szkola Biznesu Nauk O Zdrowiu (Polónia) e o Furim Institutt (Noruega)

Trata-se de um Projeto Erasmus Sport desenvolvido com o objetivo de desenvolver comunidades de aprendizagem em Educação Física e Desporto, promovendo a identificação, análise e partilha de conhecimento sobre projetos europeus efetivos, construtivos e direcionados para a resolução de questões importantes que afetam a Educação Física, o Desporto e a Atividade Física para crianças e jovens.

Os objetivos para esta reunião foram os seguintes:

·        Apresentação de cada organização / parceiro.

·        Discussão do projeto: Meta e objetivos principais; Alvo, partes interessadas, duração, resultados e atividades; Obrigações do Coordenador e Parceiros.

·        Acompanhamento e supervisão do desenvolvimento do projeto.

·        Estratégias de comunicação entre parceiros.

A próxima reunião transnacional está agendada para próximo setembro em Milão, Itália, onde se irá realizar um balanco das atividades entre desenvolvidas no âmbito deste projeto Europeu.

O projeto Sport and Social Inclusion – ACTIVE U visa dar voz a 5 associações europeias o âmbito da inclusão social, Educação Física e Desporto e Juventude com novas estratégias e novas formas de intervenção entre os jovens.

Este é um projeto liderado pelo CNAPEF e tendo como parceiros a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Portugal), a S.S.D. L’Orma (Itália), o Furim Institutt (Noruega) e Wyzsza Szkola Biznesu Nauk O Zdrowiu (Polónia), pretende promover a identificação, análise e partilha de conhecimento sobre projetos europeus efetivos, construtivos e direcionados para a resolução de questões importantes que afetam a Educação Física, o Desporto e a Atividade Física para crianças e jovens.

Estas estratégias, a aprendizagem e o conteúdo darão origem a resultados intelectuais (não financiados, que serão testados e validados no terreno entre os grupos-alvo identificados para o projeto (jovens entre os 16 e os 20 anos, jovens com menos oportunidades, jovens em risco e exclusão social, jovens NEET) e que reforçarão a transformação da sua realidade social.