"Conheça os nossos Associados" 

A APOGESD lança esta rúbrica semanal nas suas redes sociais com o objetivo de dar a conhecer melhor os seus associados e as suas atividades no âmbito da Gestão do Desporto.


Continuamos com Telmo Santos, Técnico Superior de Desporto no Município de Tavira:


Nome: Telmo Santos

Idade: 45

Entidade: Município de Tavira

Função: Técnico Superior de Desporto

 

O que o liga à Gestão do Desporto no seu dia-a-dia? Quais as principais tarefas?

A minha atividade profissional principal é de Técnico Superior de Desporto no Município de Tavira, onde exerço como tarefas principais a de diretor técnico das instalações desportivas municipais e a supervisão do Plano de Promoção da Atividade do Concelho de Tavira. Para além destas, tenho também a gestão de projetos associados à atividade física e desportiva, onde destaco a coordenação da organização da Gala do Desporto e do Meeting de Gestão de Desporto,  e de responsável operacional do programa “Município Amigo do Desporto”.

 

Como surgiu o interesse pelo desporto e pela gestão do desporto?

A minha paixão pela atividade física e pelo desporto surgiu ainda em criança, quer em várias atividades de rua, quer como atleta federado, o que me proporcionou uma paixão, que me levou, desde muito cedo, a querer ser Professor de Educação Física.  Numa primeira fase formativa, licenciei-me em ensino de educação física, concretizando um objetivo da minha vida. Nesse sentido, e sendo a gestão desportiva, imprescindível à organização de atividades e eventos desportivos, novo desafio surgiu, e realizo um segundo objetivo formativo, realizando o mestrado em gestão e direção desportiva. Se já na altura, devido a várias experiências profissionais, esta área já me era familiar e desafiante, com a conclusão da referida formação, nunca mais nos separámos. Em algumas ocasiões em part-time, noutras como trabalho principal, a verdade, é que desde 2007, tornou-se a minha área profissional principal, em particular, no âmbito da gestão desportiva municipal, e pontualmente ou em part-time, em outras áreas de intervenção da gestão do desporto.

 

Na sua opinião, qual o principal desafio, ou desafios, que enfrenta atualmente relacionado com a sua atividade?

Com a COVID-19, os desafios são diversos e complexos. Atualmente, e esperando uma melhoria na evolução da pandemia, o que já se vai verificando, é necessário preparar o retorno da atividade física e desportiva, sendo o grande desafio, a criação de condições de segurança para as mesmas, nomeadamente nos espaços e equipamentos onde estas se realizam, de modo a proporcionar um ambiente seguro, para consequentemente, se readquirir a confiança necessária em todos os intervenientes no processo, e progressivamente, conseguir-se recuperar os índices da prática da atividade física e desportiva regular.

 

Que fatores ou fator principal entende que o país deveria apostar para termos um desporto mais praticado?

O aumento da prática desportiva no nosso país, passa pela implementação de um plano estratégico nacional para o desenvolvimento da atividade física e do desporto, global e inclusivo, aproximando as autarquias, as federações/associações desportivas e os diferentes níveis de ensino, incluindo o universitário, envolvendo, em todos elas, as pessoas com deficiência. Deverá também ser criado um sistema nacional de financiamento de apoio à atividade física e do desporto, para apoio às entidades promotoras do desenvolvimento desportivo, devendo este incidir na promoção da criação de emprego em pessoal formado nas áreas da atividade física, desporto e gestão desportiva, para exercício de funções em clubes, associações, federações, profissionalizando o movimento associativo desportivo, em todas as suas áreas de intervenção. Será também necessário, a melhoria da oferta de equipamentos desportivos, que poderá passar pela implementação de um plano nacional para construção, reabilitação e modernização destes, tornando-os mais seguros e sustentáveis. A receção e organização de eventos desportivos internacionais, que sejam motivadores, e promovam o interesse, junto da população, para a prática da atividade física e do desporto, será outra vertente a considerar. Por último, e não menos importante, será a criação de campanhas de comunicação e publicitárias, sobre a importância da prática desportiva, na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis e na melhoria da qualidade de vida.

 

Quais as competências que considera serem essenciais para o Gestor de Desporto?

De uma forma geral, o gestor de desporto, deve apresentar um conjunto de competências que, independentemente, da sua área de intervenção, sejam transversais no seu perfil. No âmbito da gestão desportiva municipal, o gestor tende a ser polivalente, logo deve ter uma competência conceptual, ou seja, ter a capacidade mental de visualizar, coordenar e integrar os diversos fatores, interesses e atividades da organização. Não obstante esta competência global, deve ter também a capacidade de planificar, ajudando os responsáveis a encarar o futuro com mais opções para evitar o fracasso e o desperdício de recursos. O gestor desportivo deve também possuir competências para a organização e coordenação dos vários recursos e do pessoal do qual é responsável, bem como para o desenvolvimento das atividades e programação existentes. É também essencial que o gestor desportivo, possua competências executivas, uma vez que a tomada de decisão, é necessária em várias circunstâncias, mas com a particularidade desta não colocar em causa a hierarquia existente na organização. E por ultimo, ter a capacidade de controlo e avaliação dos processos, de modo a perceber se os resultados são aqueles que se pretendem.

Como acha que a APOGESD pode ser mais importante para a sua atividade? Uma sugestão para a APOGESD?

A APOGESD, não obstante já ter sido, até ao momento, entidade importante na minha evolução pessoal e profissional, poderá e deverá continuar a ser muito importante no meu crescimento enquanto profissional da gestão desporto, quer através da formação, quer na partilha de conhecimento e experiências com os restantes associados e demais gestores desportivos existentes no nosso país. Como sugestão, a criação de um grupo de trabalho, para que junto das entidades competentes, pugnem pelo reconhecimento do gestor de desporto, como uma profissão.

 

Um livro: CR-007: LICENCIA PARA GANAR. Cristiano Ronaldo, el James Bond del Fútbol.

Um filme: Invictus

Uma música: Tudo o que eu te dou (Pedro Abrunhosa)

Um Lugar: Ilha de Tavira

Um passatempo: BTT

Uma personalidade: Nelson Mandela

Um momento: Nascimento do meu filho

Um desporto: Hóquei em Patins

Um evento desportivo: Jogos Olímpicos

Uma desportista e um desportista: Cristiano Ronaldo e Rosa Mota


Todos os Associados serão contactados para que possam contar a sua caminhada, esteja atento!


A Direção