1. Nome: Carlos Custódio
  2. Idade: 37 anos
  3. Entidade: Junta de Freguesia de Benfica
  4. Função: Dirigente/Coordenador Pelouro Desporto JF Benfica; Diretor Técnico Complexos Desportivos.
  5. O que o liga à Gestão do Desporto no seu dia-a-dia? Quais as principais tarefas? A minha atividade profissional em organizações do setor público. Como principais tarefas no meu dia a dia destaco: participar na planificação estratégica do Pelouro do Desporto; gestão de Recursos Humanos; propor medidas de otimização e aumento do número de utentes dos Complexos Desportivos da JF Benfica; supervisionar e avaliar o desenrolar das atividades aquáticas, plano de limpeza/manutenção, atendimento e suas equipas.
  6. Como surgiu o interesse pelo desporto e pela gestão do desporto? Desde cedo que os meus pais se preocuparam em transmitir os valores e benefícios da prática da atividade física e desportiva. A gestão do desporto surgiu com as funções de responsabilidade que fui tendo em algumas organizações e também decorrentes do mestrado em Gestão das Organizações Desportivas (FMH-ISEG).
  7. Na sua opinião, qual o principal desafio, ou desafios, que enfrenta atualmente relacionado com a sua atividade? Com a pandemia temos perante nós um cenário de incerteza para o futuro dos serviços desportivos e, em consequência, motivar as equipas num contexto como este é tudo menos simples.  A juntar a tudo isto, a quantidade e o ritmo elevado de trabalho muitas vezes não permitem uma divisão de tempo equilibrada pelas diversas tarefas. Este é sem dúvida o meu grande desafio atual: a gestão do tempo.
  8. Que fatores ou fator principal entende que o país deveria apostar para termos um desporto mais praticado? Apostar cada vez mais na carga horária da disciplina de Educação Física e Desporto Escolar.  Aumentar os estímulos à prática de atividade física através de serviços e equipamentos que vão de encontro às reais necessidades e expetativas dos cidadãos.
  9. Quais as competências que considera serem essenciais para o Gestor de Desporto? No contexto atual destacaria as seguintes: empatia, coragem, comunicação, ser autêntico, privilegiar a ação e colocar as pessoas que gere em primeiro lugar.
  10. Como acha que a APOGESD pode ser mais importante para a sua atividade? Uma sugestão para a APOGESD? Valorizar e reconhecer a função do Gestor Desportivo, partilha de documentação técnica e científica e promoção de momentos formativos.
  11. Um livro: Os Líderes Comem por Último, Simon Sinek
  12. Um filme: O Bom Rebelde
  13. Uma música: Alright, Jamiroquai
  14. Um Lugar: Costa Vicentina
  15. Um passatempo: Viajar
  16. Uma personalidade: Nelson Mandela
  17. Um momento: Nascimento dos filhos
  18. Um desporto: Natação (águas abertas)
  19. Um evento desportivo: Jogos Olímpicos
  20. Uma desportista e um desportista: Vanessa Fernandes / Miguel Maia