No decurso da edição deste ano da COP26, a maior e mais importante conferência sobre o clima que é realizada pelas Nações Unidades desde 1992, foram anunciados ontem, dia 3 de novembro, os novos objetivos do desporto para a ação climática.
Três anos depois da publicação do Marco do Desporto para a Ação Climática, precisamente no passado COP24 realizado em 2018, e o qual definiu 5 princípios para a promoção de uma ação climática intencional por parte das organizações desportivas, foi agora apresentada uma proposta de compromisso a ser assumido pelas organizações desportivas para o cumprimento das medidas de combate às alterações climáticas.
Este é um tema premente que exige também do desporto a melhor resposta e ação. A dimensão do desporto e os seus diferentes impactos tornam-no (tornam-nos) num dos principais agentes nesta luta.
A APOGESD estimula todos os gestores do desporto e todas as organizações desportivas nacionais a assumirem o compromisso efetuado pela ONU e, sobretudo, a levarem a cabo as ações necessárias para o seu cumprimento.