XXI Congresso Nacional de Gestão do Desporto

TÊNDENCIAS DA GESTÃO DO DESPORTO NOS SETORES PÚBLICO, PRIVADO E SOCIAL


Call for papers

Orientações para a submissão de resumos de artigos/ comunicações - Call for papers

A Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) convida académicos e profissionais a submeter XXI CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO DE DESPORTO e IV Congresso Ibérico, a realizar Na Póvoa de Varzim, nos dias 26 e 27 de Novembro, resumos de artigos para comunicações e livro de atas do Congresso. Em paralelo, os artigos integrais e originais são suscetíveis de candidatura a publicação na Revista Intercontinental de Gestão Desportiva (Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva) e ao Prémio Prof. Albino Maria Investigação & Desenvolvimento em Gestão do Desporto (promovido pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior).

São aceites, para processo de double-blind peer review, trabalhos relacionados com o tema do Congresso Tendências da Gestão do Desporto: No setor público, privado e social, e globalmente com a área científica e profissional de Gestão do Desporto . Desta forma, pretende-se estimular a apresentação de trabalhos de investigação e técnicos. A data final para envio de trabalhos é 09 de outubro 2020.


Condições de submissão

São aceites resumos para comunicações de natureza académica e de intervenção técnica e profissional, para as sessões paralelas, até ao dia 9 de Outubro (23h 55), os resumos enviados após o prazo/hora não serão considerados. Os resumos devem ser enviados para o seguinte endereço de e-mail comunicacoescongresso@apogesd.pt, nas seguintes condições gerais:

  • Envio de ficheiro microsoft word, sem proteção de redação, conforme template específico, em anexo, identificado pelo primeiro nome e apelido do autor que faz a submissão, ex. manueljoaquim_silva.docx ou doc.
  • Após receção dos resumos será retirada a grelha de identificação dos autores e das instituições que representam, efetuada a codificação do ficheiro e enviada para os revisores;
  • Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês;
  • Os autores devem redigir os resumos em fonte times new roman, espaçamento entre linhas 1,5, parágrafo com alinhamento justificado, com uma dimensão de 650 a 800 palavras, e seguir as normas de referenciação estabelecidas pela American Psychological Association - APA (6 ª Edição, ver https://www.tandf.co.uk//journals/authors/style/reference/tf_APA.pdf) ou baixar aqui o modelo em formato MSWord.
  • Os resumos não podem conter figuras, tabelas, esquemas ou imagens.

Os resumos científicos devem ser organizados utilizando as seguintes secções:

  1. Objetivos e questões de pesquisa;
  2. Fundamentos teóricos e revisão de literatura;
  3. Projeto de pesquisa, metodologia e análise de dados;
  4. Resultados e discussão;
  5. Conclusões, contribuições e implicações;
  6. Referências, as seis principais referências bibliográficas utilizadas.

A presente estrutura pode ser ajustada se justificada por trabalhos de revisão de literatura ou estudos teóricos.

Os resumos de intervenção técnica e profissional devem ser organizados utilizando as seguintes secções:

  1. Objetivos;
  2. Propósito, finalidade do trabalho de intervenção;
  3. Design e descrição da implementação;
  4. Resultados, alterações introduzidas, ganhos obtidos com a intervenção;
  5. Conclusões, reflexões e desenvolvimentos futuros;
  6. Referências, as seis principais referências bibliográficas utilizadas.

Candidatura a publicação e a prémios

Para a candidatura a publicação na Revista Intercontinental de Gestão Desportiva (Aliança Intercontinental de Gestão Desportiva) e ao Prémio Prof. Albino Maria Investigação & Desenvolvimento em Gestão do Desporto (promovido pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Câmara Municipal de Rio Maior e de Câmara Municipal de Santarém), no valor de mil euros, devem ser submetidos previamente os resumos até 9 de Outubro e os artigos integrais e originais, mantendo-se a organização proposta, com uma dimensão entre 8000 e 12000 palavras, até 23 de Outubro.


Datas principais
Chamada para resumos/ artigos - Call for papers 01 Setembro
Fecho da submissão dos resumos/artigos 09 Outubro (23h55)
Revisão e decisão de aceitação 23 Outubro
Decisão de aceitação final dos resumos e artigos completos 01 Novembro
Inscrição dos autores Até 4 de Novembro
Programa de apresentações 22 Novembro
Inscrições e outras condições

Os autores que submetem resumos e apresentam comunicações têm de estar inscritos. Os sócios da APOGESD que apresentam comunicações não pagam. Os não-sócios que apresentem comunicações pagam 50% do valor da inscrição.

É aceite um resumo/ artigo como primeiro autor e no máximo três resumos em coautoria. No máximo de duas apresentações orais por autor.

Por imperativos de restrições na organização do Congresso, as comunicações podem ter que ser realizadas à distância, de forma síncrona, por recurso a uma plataforma digital que a APOGESD disponibilizará para o efeito.

Os autores autorizam de forma informada e consentida a utilização da sua identificação (nome, instituição a que pertencem e endereço de e-mail) para efeitos de divulgação do Congresso, das comunicações e registo em atas ou outros suportes de divulgação das comunicações.