XXI CONGRESSO NACIONAL/ IV IBÉRICO DE GESTÃO DE DESPORTO

 

Decorreu nos dias 26 e 27 de novembro, o XXI Congresso Nacional e IV Ibérico de Gestão de Desporto, o evento habitual considerado o encontro anual dos Gestores do Desporto e de todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos na Gestão do Desporto e do desporto em geral. Este ano também realizamos o IV Congresso Ibérico, numa artéria com a FADGE ( a nossa congénere espanhola), com o tema “Tendências da Gestão de Desporto nos setores público, privado e social” e em que participaram mais de 300 congressistas.

Na manhã de dia 26 foram realizados dois cursos de especialização com os temas “Desporto e Vida Ativa em Cidades Sustentáveis”, com Juanma Murua e “Gestão de Ginásios e Healthclubs” com Manuel Abajo. Nestas formações participaram cerca de 100 participantes em cada um destes. O curso de especialização “Marketing Digital no Desporto”, com Nuno Moura, foi, por motivos de força maior, adiado para data a divulgar brevemente.

Durante estes dois dias foram debatidos e discutidos em cinco conferências temas como o “Futuro do Associativismo” com José Pedro Sarmento, Joel Pereira e Joan Celma, “ Cidades Ativas e Inteligentes” com Paula Teles e Manel Valcarce, “Instalações Desportivas – Perspetivas do Futuro” com Fernando Parente e Juan-Andrés Hernando, “O Desporto de Alto Rendimento – Uma Inspiração do Desporto para Todos”, com Pedro Dias e Fernando Romay,, e “Tendências do Perfil do Gestor Desportivo” com Abel Santos e Ana Maria Gomez, e em três tertúlias com os temas “Politicas Desportivas Autarquicas e os objetivos de desenvolvimento sustentável” com Aires Henrique Perieira, Milagros Diaz e Teresa Mendes, “Liderança do Desporto no Feminino” com Carole Ponchon, Elisabete Jacinto e Leonor Gallardo, e “Tendências do Setor Privado” com José Carlos Reis, Alfonso Arroyo e Rafael Niubo.

Decorreram também, na tarde de dia 27 de novembro, a apresentação de dezoito comunicações no âmbito científico na sessão “Call for Papers”.

Na tradicional entrega de prémios foram homenageadas as seguintes personalidades:

·        José Carlos Reis – Prémio Gestor Desportivo do ano de 2020

·        Alexandre Mestre – Prémio Prestígio 2020

·        Eduardo Blanco – Prémio de Amizade e Cooperação

Apresentou-se um agradecimento muito especial ao Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, Dimas Pinto, que, ao fim deste mandato sai com um balanço extremamente positivo. Dimas Pinto, passou o testemunho para a nova direção eleita e comandada por Fernando Parente.

Deixamos uma palavra de agradecimento a todos os preletores, moderadores, participantes e integrantes das comissões de Honra, científica e organizadora, por tornarem este evento, em tempos diferentes, em mais um marco de sucesso da Gestão de Desporto.

 

A direção da APOGESD.