Dia 8 de junho de 2021 realizamos a 3ª reunião transnacional do Projeto ACTIVE U – Sport and Social Inclusion, com a presença dos nossos parceiros de Portugal, Itália, Polónia e Noruega.

Inicialmente agendada para ser realizada em Oslo, Noruega, as restrições atuais para as viagens entre países levaram-nos a realizar esta reunião, novamente, através de uma videoconferência.

Os objetivos para esta reunião foram os seguintes:

  • a discussão dos resultados obtidos nos workshops realizados em cada um dos países que integram este grupo de trabalho,
  • realização de adaptações ao protótipo – Promoção da Inclusão de jovens NEET através do Desporto e para o Desporto (ver documento de trabalho utilizado).
  • e a organização das próximas atividades a serem realizadas e produtos a serem alcançados.

Os feedbacks dos workshops realizados têm vindo a confirmar uma aceitação geral das sugestões que são feitas no protótipo, nomeadamente no que diz respeito a:

  • Parceiros Chave – Quem são e o que fazem?
  • Atividades Essenciais a realizar – Que atividades chave criam valor?
  • Recursos Chave – Quais os recursos chave necessários para criar valor?
  • Relacionamento com o Público-Alvo – Que tipo de relacionamento e comunicação deverá estabelecer com o público-alvo?
  • Canais de Comunicação – Como podemos transmitir a nossa proposta de valor ao público-alvo. E de que formas?
  • Estrutura de custos – Como é que os recursos e Atividades Chave contribuem para os Custos Chave no projeto?
  • Fluxos de receita – De que forma o projeto gera receitas/ melhorias sociais?

Relativamente a sugestões de melhoria para o protótipo existente, e a partir dos resultados dos workshops realizados, durante os próximos meses o grupo de trabalho irá procurar incorporar alterações nas recomendações do protótipo V1 (conhecer este protótipo) no sentido de melhor de melhor adaptar ao contexto dos países que integram este consórcio.

Este é um projeto liderado pelo CNAPEF e tendo como parceiros a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Portugal), a S.S.D. L’Orma (Itália), o Furim Institutt (Noruega) e Wyzsza Szkola Biznesu Nauk O Zdrowiu (Polónia), pretende promover a identificação, análise e partilha de conhecimento sobre projetos europeus efetivos, construtivos e direcionados para a resolução de questões importantes que afetam a Educação Física, o Desporto e a Atividade Física para crianças e jovens.

Estas estratégias, a aprendizagem e o conteúdo darão origem a resultados intelectuais (não financiados, que serão testados e validados no terreno entre os grupos-alvo identificados para o projeto (jovens entre os 16 e os 20 anos, jovens com menos oportunidade, jovens em risco e exclusão social, jovens NEET) e que reforçarão a transformação da sua realidade social.